São Domingos lança projeto pioneiro de apoio pedagógico pós Covid

A pandemia deixou muitos reflexos na sociedade, um deles foi relacionado a educação e a formação da alfabetização dos alunos, especialmente entre alunos de 6 a 10 anos. Com as aulas online o contato com o professor e sala de aula, se tornou escasso e a alfabetização desses alunos que estavam no primeiro ano ficou comprometida. Diante da situação, o município, através da Secretaria Municipal De Educação, Cultura e Esportes lançou um projeto de apoio pedagógico no contra turno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nair Teixeira Morschheiser.

O projeto oferece apoio pedagógico às crianças de 3º ano do ensino fundamental, que sentiram de forma muito significativa os impactos negativos no aprendizado causados pela pandemia.

Segundo o diretor escolar, Vagner Pase, o projeto surgiu da necessidade de intensificar a alfabetização dos alunos, que se apresentou deficiente no retorno às aulas presenciais.

“Esta modalidade pioneira que é feita no contra turno escolar, visa mitigar o déficit de aprendizado que esta faixa etária especifica do 3º ano, sofreu pela falta de contato físico com o professor e com a escola, no período em que ficaram em casa por causa da Covid e não se apropriaram de forma efetiva do conteúdo escolar”, explica Vagner.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marcia Weber, destaca que essa é uma estratégia de orientação e de ensino para melhorar o aproveitamento do aluno na escola, facilitando o processo de organização, aprendizagem e concentração.