A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CRAS segue no desenvolvimento dos encontros mensais de PAIF. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida familiar e na comunidade.

O tema trabalhado no mês de abril foi – Comunicação Não Violenta. Utiliza-se de várias reflexões, bem como dinâmicas de grupo para que se atinja o objetivo que o conhecimento do grupo contribua para a prevenção de conflitos e através da troca e diálogo as famílias qualifiquem suas relações.

De acordo com a psicóloga Rozelaine “A maneira como falamos e ouvimos os outros é onde está a chave para o problema das desavenças e das discórdias”. (Marshall Bertram Rosenberg). Em conjunto com o tema também é desenvolvido durante o grupo um artesanato, o qual é confeccionado geralmente de forma manual, permitindo interação, trocas de conhecimentos diversos e a interação e convivência social.