Prova Prof Artes – Prova Professor Ensino Fundamental Artes

 

Processo  Seletivo

Simplificado

Código: 582

 

 

PROFESSOR  ENSINO FUNDAMENTAL  –  ARTES

 

Escreva seu nome e número de inscrição de forma legível nos locais indicados:

 

Nome do(a) Candidato(a)                                                                                                     Nº de inscrição

 

 

 

Este caderno de questões está assim constituído:

 

DISCIPLINAS

Nº QUESTÕES

Português Informática Legislação/Didática Conhecimentos Específicos

05

05

10

10

Total de questões                                                                                                                            30

 

INSTRUÇÕES:

 

  • Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTAS e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

 

  • Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº da INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 

  • O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido a caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão. Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 

  • Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

 

  • Se o CARTÃO DE RESPOSTAS contiver maior número de alternativas e de questões, preencha apenas as correspondentes à sua prova; as demais ficam em branco.

 

  •  O tempo de duração da prova objetiva será de até 3 horas.

 

  • Ao  final  dos  trabalhos,  DEVOLVA  ao  Fiscal  da  sala,  juntamente  com  o  CARTÃO  DE  RESPOSTAS  devidamente preenchido e assinado, o CADERNO DE QUESTÕES, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo no Município.

 

  • A parte destacável no final desta capa, que serve para copiar as suas respostas, somente poderá ser destacada no ato da entrega do material na mesa do fiscal.

 

  •  Os  candidatos  interessados  em  interpor  recurso  terão  acesso  a  prova  padrão  durante  o  período  recursal,  no  site

www.saodomingos.sc.gov.br

 

  • Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais até a coordenação para o lacre dos envelopes, sendo liberados quando concluído.

 

  •  Direitos autorais reservados à Objetiva Concursos Ltda. Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem autorização prévia.

 

“. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (dobre e destaque esta parte para copiar suas respostas) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . .

 

 

 

01

5

 

02

5

 

03

5

 

04

5

 

05

5

 

06

5

07 5

08 5

09 5

10 5

11

5

12

5

13

5

14

5

15

5

16

5

17 5

18 5

19 5

20 5

21

5

22

5

23

5

24

5

25

5

26

5

27 5

28 5

29 5

30 5

 

 

 

PORTUGUÊS

 

Na  agricultura  familiar,  o  trabalho,  a administração, as decisões sobre o que e como produzir e os investimentos são realizados pelos membros de uma família,  sendo ou  não  eles  os  proprietários da  terra – algumas famílias produzem em terras arrendadas, muitas vezes empregando mão de obra contratada.

Um tipo de agricultura familiar que prevalece nas regiões  muito  pobres  é  a  agricultura  de  subsistência,


1) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

 

a) as – a b) às – à c) as – à d) às – a

 

 

2) Quanto ao texto, analisar os itens abaixo:

 

voltada          


necessidades   imediatas   de   consumo

 

alimentar dos próprios agricultores, os quais se alimentam praticamente daquilo que plantam. A produção é obtida em pequenas e médias propriedades ou em parcelas de grandes propriedades (nesse caso, parte da produção é entregue ao proprietário como pagamento do aluguel da terra),  com a  utilização de  mão  de  obra  familiar e  de técnicas tradicionais e rudimentares. Por falta de assistência técnica e de recursos, não há preocupação com a conservação do solo, as sementes utilizadas são de qualidade inferior, não se investe em fertilizantes e, portanto, a rentabilidade, a produção e a produtividade são baixas. Após alguns anos de cultivo, há uma diminuição da fertilidade natural do solo, quase sempre exposto a processos erosivos. Em alguns casos, ao perceber que o rendimento da terra está diminuindo, a família desmata uma área próxima e pratica a queimada


I  –  Agricultura  familiar  é  um  tipo  de  agricultura  de

subsistência.

II  – Agricultura familiar caracteriza-se por mão de obra familiar, seja em terras próprias seja em terras arrendadas.

 

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

 

 

3) No período “… não se investe em fertilizantes e, portanto, a rentabilidade, a produção e a produtividade são baixas.”, o termo sublinhado indica ideia de:

 

para  acelerar  o  plantio,  dando  início         


degradação


a) Conclusão.

 

acelerada de  uma nova área, a  qual  será brevemente abandonada (depois de algumas colheitas, dependendo do plantio).

Nesse sistema, predominam as pequenas propriedades, cultivadas em parceria, quando o agricultor aluga a terra e paga o aluguel com parte da produção, ou em  regime  de  posse,  quando  os  agricultores simplesmente ocupam terras devolutas – terras desocupadas, vagas, que não possuem dono ou que pertencem ao Estado. Tal realidade existe em boa parte dos países africanos, no Sul e no Sudeste Asiático e na América Latina, mas o que prevalece hoje é uma agricultura de subsistência voltada ao comércio urbano: o agricultor e sua família cultivam algum produto que será vendido na cidade mais próxima, mas o dinheiro que recebem é suficiente apenas para garantir-lhes a subsistência.  Não  há  excedente  de  capital  que  lhes permita buscar uma melhoria nas técnicas de cultivo e no aumento da produtividade. Esse tipo de agricultura é comum em áreas distantes dos grandes centros urbanos, onde a terra é mais barata, em função das grandes dificuldades de comercialização da produção.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/… – adaptado.


b) Adição.

c) Oposição. d) Condição.

 

 

4) No período “Esse tipo de agricultura é comum em áreas distantes dos grandes centros urbanos, onde a terra é mais barata…”, o termo sublinhado classifica-se morfologicamente como:

 

a) Advérbio.

b) Substantivo. c) Adjetivo.

d) Conjunção.

 

 

5) Quanto à concordância, analisar os itens abaixo:

 

I – É necessário investir em sistemas de produção que proporcionem melhoria contínua das condições de vida de agricultores familiares, garantindo renda e sustentabilidade ambiental, de modo que todas as potencialidades do estabelecimento de produção possam ser aproveitadas sem prejuízos à natureza.

II – É importante que a sociedade, de forma consciente, entenda a importância dessa prática, visto que é a que menos  utiliza  agroquímicos  como  herbicidas, inseticidas,  pesticidas  e  fungicidas,  substâncias  que vêm provocando uma  série  de  problemas de  saúde pública, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).

III – A prática agressiva ao meio ambiente e aos recursos naturais advém do agronegócio e não da agricultura familiar.

 

Está(ão) CORRETO(S):

 

a) Somente o item II.

b) Somente os itens I e II. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

 

INFORMÁTICA


 

7) No Painel de Controle do Windows Seven, há o item Firewall do Windows Seven. Por intermédio dele, é possível:

 

a) Configurar opções de segurança do firewall para proteger  o  computador  contra  hackers  e  programas mal-intencionados.

b)  Definir  configurações  administrativas  para  o computador.

c) Gerenciar cartões de informações usados para fazer logon e registro em sites e serviços online.

d) Exibir e atualizar as configurações de hardware e o driver.

 

 

 

8) No PowerPoint 2007, o botão            tem como função:

 

a) Adicionar um slide à apresentação.

b) Criar ou editar uma apresentação com base em uma série de imagens.

c) Ocultar o slide atual da apresentação.

d) Adicionar uma ação ao objeto selecionado para especificar o  que  deve  acontecer quando  o  usuário clicar nele ou passar o mouse sobre ele.

 

 

 

Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de  instalação, possuem licença de  uso, o  mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa   forma,   as   teclas   de   atalho,   os   menus,   os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente.

 

 

6)  Sobre  o  Internet  Explorer  11,  analisar  a  sentença abaixo:


9) No Word 2007, o botão         é utilizado para:

 

a) Colocar o texto selecionado em ordem alfabética ou classificar dados numéricos.

b) Inserir equações matemáticas.

c)  Mostrar  marcas  de  parágrafo  e  outros  símbolos  de formatação ocultos.

d) Inserir símbolos que não constam no teclado.

 

 

10) Quando uma mensagem expira no Outlook 2007, seu cabeçalho permanece visível, mas:

 

a) Tachado, e a mensagem ainda poderá ser aberta.

b) Tachado, e a mensagem não poderá mais ser aberta. c) Sublinhado, e a mensagem ainda poderá ser aberta.

d)  Sublinhado,  e  a  mensagem  não  poderá  mais  ser aberta.

 

 

É possível escolher o tipo e o tamanho da fonte, além das cores de primeiro plano e da tela de fundo usadas para exibir páginas da web (1ª parte). Não é possível escolher a cor a ser usada nos links das páginas (2ª parte).

 

A sentença está:

 

a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte. c) Correta somente em sua 2ª parte. d) Totalmente incorreta.

 

 

 

LEGISLAÇÃO/DIDÁTICA

 

Atenção! Em todas as questões de legislação desta prova, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste processo.

 

 

11) De acordo com a Constituição Federal, com relação aos direitos e às garantias fundamentais, analisar os itens abaixo:

 

I – A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País.

II – A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será  regulada  pela  lei  brasileira  em  benefício  do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do “de cujus”.

 

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

 

 

12)   De   acordo   com   a   Lei   Orgânica   Municipal,   é

CORRETO afirmar que:

 

a) Não cabe ao Prefeito Municipal a administração dos bens municipais, respeitada a competência da Câmara quanto àqueles utilizados em seus serviços.

b)  O  uso  de  bens  municipais,  por  terceiros,  somente poderá ser feito mediante concessão ou permissão, mediante prévia justificação do interesse público, autorização legislativa  e  licitação,  nos  termos  da  lei federal.

c) Todos os bens municipais poderão ser cadastrados, com   a   identificação   respectiva,   numerando-se   os móveis  segundo  o  que  for  estabelecido  em regulamento, os quais ficarão sob a responsabilidade do Secretário e cargo equivalente na hierarquia administrativa ou a quem forem atribuídos.

d) É de responsabilidade do Município, somente mediante delegação para prestar serviços públicos, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, bem como realizar obras públicas, podendo contratá-las com particulares mediante processo licitatório.


13) Segundo a Lei nº 9.394/96 – LDB, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   )  A  União,  os  Estados,  o  Distrito  Federal  e  os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

(   ) Caberá ao Distrito Federal a coordenação da política nacional de educação.

 

a) C – C. b) E – E. c) E – C. d) C – E.

 

 

14)  De  acordo  com  a  Lei  Complementar  Municipal nº 0043/12, é(são) direito(s) dos servidores contratados, nos termos desta Lei Complementar:

 

I – Gratificação natalina, correspondente a um doze avos da remuneração por ano ou fração superior a 12 dias de exercício.

II – Adicional por serviço extraordinário com acréscimo de

50%, em relação à hora normal, quando realizado em dias úteis e 100%, quando realizado em sábados, domingos, feriados legalmente instituídos, aqui não abrangidos os pontos facultativos.

 

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

 

 

15) Em conformidade com HOFFMANN, quanto ao processo avaliativo e suas implicações no ambiente escolar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   )  Pode-se  considerar como  competente uma  escola que não dá conta sequer do aluno que recebe, promovendo muitos alunos à categoria de repetentes e evadidos.

(   )  Não  se  pode  falar  em  melhoria  da  qualidade  de ensino sem antes atender o direito fundamental da criança de ter acesso ao ingresso na escola.

(   )  O   maior  número  de   alunos  matriculados  pode significar índices proporcionalmente maiores de reprovação e evasão na escola pública se não forem discutidos os significados de tais índices.

 

a) C – C – E. b) E – C – C. c) C – E – C. d) E – C – E.

 

 

16) Conforme SACRISTÁN, em relação às diversas perspectivas aplicados ao currículo, analisar os itens abaixo:

 

I – É um termo de significado variável, com tendência a dar abrigo a múltiplas e variadas pretensões educativas, adotando os ideais de uma projeto educativo globalizador, ou  referindo-se mais  especificamente a uma área concreta de conhecimento.

II – Para ter entendimento do currículo real, a partir da perspectiva dos alunos que aprendem e experimentam a prática, é preciso observar sua dimensão oculta e apenas a evidenciada nos conteúdos estabelecidos.

 

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

 

 

17)  Segundo  PERRENOUD,  em  relação  às  práticas educativas e suas mudanças, analisar os itens abaixo:

 

I – Manifestam maior respeito pelo aluno, por sua lógica, seus ritmos, suas necessidades e seus direitos.

II  –  Direcionam-se  a  um  planejamento  didático  nada flexível e inegociável.

III – Consideram cada vez menos a reprovação escolar como uma fatalidade e evoluem no sentido do apoio pedagógico.

 

Estão CORRETOS.

 

a) Somente os itens II e III. b) Somente os itens I e II. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

 

 

18)   De   acordo   com   DURANTE,   em   relação   ao desenvolvimento humano, analisar os itens abaixo:

 

I – A psicologia do desenvolvimento tende a estabelecer que os processos de desenvolvimento psicológico ocorram nas fases da infância e adolescência.

II  –  A fase adulta é compreendida como uma fase de estabilidade psicológica, com ausência de mudanças e um processo de decadência.

 

a) Somente o item I está correto. b) Os itens I e II estão corretos.

c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.


 

19) Segundo FISCHER, sobre mídia e educação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   )  Podemos  estar  em  situação  de  visibilidade  na condição mais simplória de nossa vida privada: como simples mortais que somos (na pele de atores que interpretam nossa normalidade ou anormalidade ou na condição de alguém que é chamado a depor sobre seu cotidiano em alguma matéria jornalística sobre nossos prosaicos hábitos de vida), como miséria “real” (visível  em  matérias  que  expõem,  por  exemplo,  a fome de uma família do sertão nordestino, a água barrenta que as crianças bebem, as artes de os brasileiros driblarem a morte) ou ainda como privacidade que confunde encenação e “realidade” (possível de encontrar-se em um show como o Programa do Ratinho).

(   ) “Desmanchar” os materiais televisivos, através de um trabalho pedagógico sério e criativo, significa operar sobre a mídia e a publicidade, dois dos setores que mais crescem na sociedade contemporânea, ou seja, significa trazer professores, crianças, adolescentes e jovens para uma tarefa de leitura criteriosa da esfera cultural.

(   )  A  TV  Escola,  criada  pelo  Ministério  da  Educação (MEC), gerou um fato novo: viabilizou as condições de entrada da informação audiovisual na escola.

(   ) Os fatos indicam que a TV e o vídeo, no Ensino Fundamental e Médio, são tratados, geralmente, como meros recursos didáticos que podem, eventualmente, atenuar o  desinteresse dos  alunos. Presos  a  suas rotinas (temáticas e metodológicas) e despreparados para o uso desses meios, os professores, em sua maioria, não conseguem articular organicamente os audiovisuais  contemporâneos  ao  processo pedagógico.

 

a) E – C – E – C. b) E – C – C – E. c) C – E – E – C. d) C – C – C – C.

 

 

20) Estudar o próprio conhecimento, a permanência dos conteúdos, o estudo da condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar incertezas, o aprendizado da compreensão e a ética global são saberes imprescindíveis ao cidadão do século XXI. As ideias expressadas acima se referem a:

 

a) Paulo Freire.

b) Moacir Gadotti.

c) Jussara Hoffmann. d) Edgar Morin.

 

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

21)  Em  conformidade com  os  Parâmetros Curriculares

Nacionais: Arte, analisar a sentença abaixo:

 

As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural  dos  povos  e  expressam a  riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Em contato com essas produções, o estudante pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas, organizadas em torno da aprendizagem artística e estética (1ª parte). A arte na escola constitui uma possibilidade para os alunos exercitarem suas corresponsabilidades pelos destinos de uma vida cultural individual e coletiva mais digna, sem exclusão de pessoas por preconceitos de qualquer ordem (2ª parte).

 

A sentença está:

 

a) Correta somente em sua 1ª parte. b) Correta somente em sua 2ª parte. c) Totalmente correta.

d) Totalmente incorreta.

 

 

22) Em conformidade com PENNA, marcar C  para  as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   ) A Lei nº 11.769/08 abriu múltiplas possibilidades para a área de educação musical, que se encontra em um momento histórico de transição, de extrema importância quanto aos reais efeitos dessa determinação legal, em processo de implementação.

(   )  Leis  e  outros  dispositivos  regulamentadores  são dotados de atributos naturais capazes de realizar mudanças na organização e na prática escolar.

(   ) A realização das possibilidades que se abrem para a música na escola depende de inúmeros fatores, inclusive do modo como nos detemos aos poucos espaços possíveis.

 

a) C – C – C. b) E – E – E. c) C – E – C. d) C – E – E.

 

 

23)  Assinalar  a  alternativa  que  preenche  as  lacunas abaixo CORRETAMENTE:


24) De acordo com MARTINS, PICOSQUE e GUERRA, a arte   abrange   todas   aquelas   atividades   ou   aqueles aspectos de atividades de uma:

 

a) Leiguice em que se trabalha o sensível e o imaginário, com objetivo de alcançar o prazer e de desenvolver a identidade simbólica de um povo ou classe social, em função práxis transformadora.

b) Cultura em que se trabalha o empedernido e o real, com objetivo de alcançar o prazer e de desenvolver a identidade simbólica de um povo ou classe social, em função práxis transformadora.

c) Cultura em que se trabalha o real, com objetivo de alcançar o prazer e de desenvolver a identidade simbólica  de  um  povo  ou  classe  social,  em  função práxis transformadora.

d) Cultura em que se trabalha o sensível e o imaginário, com objetivo de alcançar o prazer e de desenvolver a identidade simbólica de um povo ou classe social, em função práxis transformadora.

 

 

25) Em conformidade com FERRAZ e FUSARI, as teorias de   educação   escolar   são   vinculadas   às   práticas educativas correspondentes na pedagogia tradicional, pedagogia nova e pedagogia tecnicista. Com base nas informações, analisar os itens abaixo:

 

I – A base idealista da pedagogia tradicional induz a acreditar que os indivíduos são “libertados” pelos conhecimentos adquiridos na escola e podem organizar uma sociedade mais democrática. Nas aulas de Artes predominava uma teoria estética mimética.

II – A tendência tecnicista surge no momento em que a educação é considerada suficiente no preparo de profissionais, devido à demanda do mundo tecnológico em expansão.

III – Na pedagogia nova, o professor utiliza encaminhamentos que consideram o ensino e a aprendizagem  basicamente  como  processo  de pesquisa individual ou no máximo de pequenos grupos.

IV – Na escola de tendência tecnicista, os elementos curriculares essenciais são os objetivos, os conteúdos, as estratégias, as técnicas e a avaliação, que se apresentam interligados.

 

Estão CORRETOS:

 

a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens I, III e IV.

 

As   pinturas                      


apresentam   características


d) Somente os itens II, III e IV.

 

determinadas pela lei  da                     :  sendo assim, o tronco  das  figuras  humanas  é  representado de  frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são vistos de perfil.

 

a) gregas – razão

b) egípcias – frontalidade c) egípcias – ritualidade

d) romanas – frontalidade

 

 

26) De acordo com FERRAZ e FUSARI, a disciplina de

Artes deverá:

 

a) Garantir que os alunos vivenciem experiências na música, artes visuais e teatro.

b) Garantir que os alunos conheçam e vivenciem aspectos técnicos,  inventivos,  representacionais e  expressivos em  música,  artes  visuais,  desenho,  teatro,  dança  e artes audiovisuais.

c) Direcionar os estudos teóricos com base na história da arte, na leitura de imagens e no fazer artístico relacionado ao teatro.

d)   Organizar   um   trabalho   consistente   através   de atividades artísticas baseadas no teatro e na música clássica.


 

30) Encontram-se situados em um contexto sociocultural e são sujeitos corresponsáveis pelo processo de educação escolar  em  arte;  incorporam  uma  história  individual  e social de produção artística nas várias modalidades de arte;  apresentam  potencialidades,  objetivos  e necessidades para diversificar e melhorar – avaliar e ser avaliados – em seu “fazer e entender” sensível cognitivo em arte.

 

Segundo FERRAZ e FUSARI, o trecho acima refere-se aos(à):

 

a) Alunos de Arte.

b) Objetivos Educacionais em Arte. c) Professores de Arte.

d) Metodologia de Ensino e Aprendizagem em Arte.

 

 

27) Pintura de Vítor Meireles feita no ano de 1861, óleo sobre tela, baseada no relato de Pero Vaz de Caminha, incumbido pela corte portuguesa de escrever sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral, em que algumas partes da cena pintada vem deste relato. Hoje essa pintura está no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. As informações anteriores referem-se à obra:

 

a) A primeira Missa no Brasil. b) Moema.

c) O violeiro. d) Saudades.

 

 

28) Em conformidade com HERNÁNDEZ, é CORRETO

afirmar que:

 

a) A racionalidade industrial e histórica traz o desenvolvimento apenas industrial, e, assim, o ensino das destrezas manuais era ensinado por professores na forma teórica.

b)  A  introdução  do  ensino  das  destrezas  manuais  na escola sempre foi importante e continua até hoje no currículo escolar.

c) A racionalidade histórica utiliza como argumento a consideração de que a arte não deve ser deixada de lado na educação transmitida na sociedade de cada época. Este seria um critério utilizado para justificar o ensino da arte nas escolas.

d) A arte contribui para a educação moral apenas dos meninos, usando a racionalidade industrial como desenvolvimento de um país.

 

 

29) Em relação à leitura da obra de arte, BARBOSA traz a seguinte observação:

 

a) O professor deve realizar uma investigação do que os alunos mais gostam nas leituras da obra de arte.

b) O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem.

c) O professor deve exigir a representação fiel, pois a obra é suporte interpretativo e modelo para os alunos.

d) O importante é não exigir a representação fiel e sim que a obra seja observada como suporte interpretativo e modelo para os alunos copiarem.

Detalhes

  • Status atual: Publicado

  • Nº do Edital: Prova Prof Artes

  • Data Concurso: 29/12/2014

  • Modalidade:

Histórico