Prova Prof. Séries Iniciais – Prova Professor Ensino Fundamental Séries Iniciais

 

Processo  Seletivo

Simplificado

Código: 582

 

 

PROFESSOR  ENSINO FUNDAMENTAL   SÉRIES INICIAIS

 

Escreva seu nome e número de inscrição de forma legível nos locais indicados:

 

Nome do(a) Candidato(a)                                                                                                     Nº de inscrição

 

 

 

Este caderno de questões está assim constituído:

 

DISCIPLINAS

Nº QUESTÕES

Português Informática Legislação/Didática

10

05

15

Total de questões                                                                                                                            30

 

INSTRUÇÕES:

 

  • Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTAS e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

 

  • Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº da INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 

  • O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido a caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão. Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 

  • Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

 

  • Se o CARTÃO DE RESPOSTAS contiver maior número de alternativas e de questões, preencha apenas as correspondentes à sua prova; as demais ficam em branco.

 

  •  O tempo de duração da prova objetiva será de até 3 horas.

 

  • Ao  final  dos  trabalhos,  DEVOLVA  ao  Fiscal  da  sala,  juntamente  com  o  CARTÃO  DE  RESPOSTAS  devidamente preenchido e assinado, o CADERNO DE QUESTÕES, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo no Município.

 

  • A parte destacável no final desta capa, que serve para copiar as suas respostas, somente poderá ser destacada no ato da entrega do material na mesa do fiscal.

 

  •  Os  candidatos  interessados  em  interpor  recurso  terão  acesso  a  prova  padrão  durante  o  período  recursal,  no  site

www.saodomingos.sc.gov.br

 

  • Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais até a coordenação para o lacre dos envelopes, sendo liberados quando concluído.

 

  •  Direitos autorais reservados à Objetiva Concursos Ltda. Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem autorização prévia.

 

“. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (dobre e destaque esta parte para copiar suas respostas) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . .

 

 

 

01

5

 

02

5

 

03

5

 

04

5

 

05

5

 

06

5

07 5

08 5

09 5

10 5

11

5

12

5

13

5

14

5

15

5

16

5

17 5

18 5

19 5

20 5

21

5

22

5

23

5

24

5

25

5

26

5

27 5

28 5

29 5

30 5

 

 

 

PORTUGUÊS

 

O país atravessa um momento difícil. Essa é a expressão que se usa desde tempos imemoriais. A situação tenta minimizar os estragos. A oposição procura agravá-los. Nada de novo na paisagem brasileira desde a chegada dos portugueses. Um vento do passado, porém, agita-me os cabelos grisalhos. Um passado tão recente e tão distante que se perde na largura de uma biografia escassa,         minha. Por que me vem, nos finais de ano, essa saudade de chuvas, ventos, aragens, relâmpagos, temporais e de imagens que se acendem e apagam enquanto o pêndulo de um velho relógio oscila na parede de uma casa de madeira coberta com capim santa fé e debruçada         margem de um pomar?

Pensei nisso enquanto olhava as árvores da Redenção. Vi uma árvore alta, curvada, parecendo tocar o céu. Era assim que eu via as árvores quando era criança. Mastros  que  se   aproximavam  do  céu  e  abrigavam pássaros que tinham o privilégio de beijar as nuvens.

O  olhar de  criança é  mágico. Eu  achava que, subindo nas árvores mais altas, seria pássaro e, como eles, beijaria o céu.

Na época, eu não fazia diferença entre as nuvens e o céu.

Subi em muitas árvores. Senti-me pássaro tantas vezes. Ainda bem que não tentei voar.

Quando pensava nisso, minha avó, atenta e implacável, gritava:

– Vai cair daí, guri. Pensa que é passarinho!? Eu queria ser. Pensava que era.

 

http://www.correiodopovo.com.br/… – adaptado.

 

 

1) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

 

a) a – à b) à – a c) a – a d) à – à


2) Quanto ao texto, analisar os itens abaixo:

 

I – Caracteriza-se pelas memórias do autor que são apresentadas em grande parte do texto.

II  –  O  autor busca resgatar situações de  seu passado vivenciadas enquanto garoto.

III – Ao falar do presente, do momento difícil que o país atravessa,   da   oposição   e   da   situação,   são   as memórias, as lembranças do autor que retornam e passam a ser apresentadas.

 

Está(ão) CORRETO(S):

 

a) Somente o item I. b) Somente o item II. c) Somente o item III. d) Todos os itens.

 

 

3) No período “Essa é a expressão que se usa desde tempos imemoriais.”, o termo sublinhado corresponde a, EXCETO:

 

a) Imemoráveis.

b) Rememoráveis. c) Imemoriáveis.

d) De que não se tem memória.

 

 

4) O termo sublinhado em “Um vento do passado, porém, agita-me os cabelos grisalhos.” indica ideia de:

 

a) Adição.

b) Explicação. c) Oposição. d) Conclusão.

 

 

5)  A  palavra  “imemoriais”  é  formada  pelo  processo denominado:

 

a) Derivação prefixal. b) Derivação sufixal.

c) Composição por justaposição. d) Composição por aglutinação.

 

 

6) Quanto à concordância, analisar a sentença abaixo:

 

Em uma das mais prestigiosas universidades públicas dos Estados  Unidos,  a  Universidade  de  Virgínia, pesquisadores da área de saúde mental dedicam-se há décadas a desafiar os céticos (1ª parte). O professor Stevenson e sua equipe avaliam casos de reencarnação da forma que consideram a mais acurada possível; fazem entrevistas, confrontam a versão narrada com documentações, comparam descrições com fatos que só familiares da pessoa morta poderiam saber (2ª parte).

 

A sentença está:

 

a) Totalmente correta.

b) Totalmente incorreta.

c) Correta somente em sua 1ª parte. d) Correta somente em sua 2ª parte.

 

 

7)  Quanto  à  colocação  pronominal,  analisar  os  itens abaixo:

 

I – Por tudo isso, ele se tornou um dos maiores responsáveis por ajudar a deslocar o conceito de reencarnação do campo da fé e do misticismo para o campo da ciência.

II – Seus livros e textos em publicações científicas descrevem casos de crianças que se recordariam de vidas passadas e de pessoas com marcas de nascença que teriam sido originadas por cicatrizes de existências anteriores.

 

a) Os itens I e II estão incorretos. b) Os itens I e II estão corretos.

c) Somente o item I está correto. d) Somente o item II está correto.


9) Quanto à ortografia, analisar os itens abaixo: I – Orofacial; disfunção.

II – Gengiva; maxilar.

 

a) Somente o item I está correto. b) Somente o item II está correto. c) Os itens I e II estão corretos.

d) Os itens I e II estão incorretos.

 

 

10) Em relação à pontuação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

( ) Em várias universidades ao redor do mundo, os pesquisadores passaram a examinar também marcas de nascença – associadas a lembranças – como possíveis evidências de reencarnação.

(  ) Segundo o levantamento feito com 210 crianças que alegavam ter lembranças de outras vidas, cerca de

35% apresentavam marcas de nascimento na pele.

(  ) Um exemplo citado por ele é o de uma criança da antiga Birmânia que dizia se lembrar da vida de uma tia que morrera durante uma cirurgia para corrigir um problema cardíaco congênito.

 

a) C – E – C. b) E – C – E. c) E – E – E. d) C – C – C.

 

 

 

8)    Quanto    à    regência,    assinalar    a    alternativa

INCORRETA:

 

a) Passou também a relatar lembranças que remontavam à Segunda Guerra Mundial.

b) Em 49 casos, foi possível obter a um documento médico, geralmente um laudo de necropsia, das pessoas que as crianças haviam supostamente sido em outra encarnação.

c) Stevenson recorre a uma frase do escritor francês Stendhal para se referir a casos de memórias e de marcas.

d) Mas, ao contrário da maioria, não está relacionado a mortes violentas, confrontos ou traumas.

 

 

 

INFORMÁTICA

 

Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de  instalação, possuem licença de  uso, o  mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa   forma,   as   teclas   de   atalho,   os   menus,   os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente.


15) Sobre o Internet Explorer 11, analisar a sentença abaixo:

 

É possível escolher o tipo e o tamanho da fonte, além das cores de primeiro plano e da tela de fundo usadas para exibir páginas da web (1ª parte). Não é possível escolher a cor a ser usada nos links das páginas (2ª parte).

 

A sentença está:

 

a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte. c) Correta somente em sua 2ª parte. d) Totalmente incorreta.

 

LEGISLAÇÃO/DIDÁTICA

 

 

 

 

11) No Painel de Controle do Windows Seven, há o item Firewall do Windows Seven. Por intermédio dele, é possível:

 

a) Configurar opções de segurança do firewall para proteger  o  computador  contra  hackers  e  programas mal-intencionados.

b)  Definir  configurações  administrativas  para  o computador.

c) Gerenciar cartões de informações usados para fazer logon e registro em sites e serviços online.

d) Exibir e atualizar as configurações de hardware e o driver.

 

 

12) Quando uma mensagem expira no Outlook 2007, seu cabeçalho permanece visível, mas:

 

a) Tachado, e a mensagem ainda poderá ser aberta.

b) Tachado, e a mensagem não poderá mais ser aberta. c) Sublinhado, e a mensagem ainda poderá ser aberta.

d)  Sublinhado,  e  a  mensagem  não  poderá  mais  ser aberta.


Atenção! Em todas as questões de legislação desta prova, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste processo.

 

 

16) De acordo com a Constituição Federal, com relação aos direitos e às garantias fundamentais, analisar os itens abaixo:

 

I – A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País.

II – A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será  regulada  pela  lei  brasileira  em  benefício  do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do “de cujus”.

 

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

 

 

 

 

13)  No  PowerPoint  2007,  o  botão               tem  como função:

 

a) Adicionar um slide à apresentação.

b) Criar ou editar uma apresentação com base em uma série de imagens.

c) Ocultar o slide atual da apresentação.

d) Adicionar uma ação ao objeto selecionado para especificar o  que  deve  acontecer quando  o  usuário clicar nele ou passar o mouse sobre ele.

 

 

14) No Word 2007, o botão  é utilizado para:

 

a) Colocar o texto selecionado em ordem alfabética ou classificar dados numéricos.

b) Inserir equações matemáticas.

c) Mostrar marcas de parágrafo e outros símbolos de formatação ocultos.

d) Inserir símbolos que não constam no teclado.


17)   De   acordo   com   a   Lei   Orgânica   Municipal,   é

CORRETO afirmar que:

 

a) Não cabe ao Prefeito Municipal a administração dos bens municipais, respeitada a competência da Câmara quanto àqueles utilizados em seus serviços.

b) Todos os bens municipais poderão ser cadastrados, com   a   identificação   respectiva,   numerando-se   os móveis  segundo  o  que  for  estabelecido  em regulamento, os quais ficarão sob a responsabilidade do Secretário e cargo equivalente na hierarquia administrativa ou a quem forem atribuídos.

c)  O  uso  de  bens  municipais,  por  terceiros,  somente poderá ser feito mediante concessão ou permissão, mediante prévia justificação do interesse público, autorização legislativa  e  licitação,  nos  termos  da  lei federal.

d) É de responsabilidade do Município, somente mediante delegação para prestar serviços públicos, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, bem como realizar obras públicas, podendo contratá-las com particulares mediante processo licitatório.

 

 

 

18) Em conformidade com a Lei Complementar Municipal nº 0043/12, prescindirá de processo seletivo público, devendo ser justificada expressamente a contratação:

 

I – Para atender as situações de emergência ambiental, emergência   de   saúde   pública   ou   de   calamidade pública.

II – Quando restar frustrada a seleção realizada anteriormente  por  ausência  de  interessado  ou aprovado,   devendo   ser   realizado   novo   processo seletivo público, no prazo máximo de um ano depois da última seleção.

 

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

 

 

19) Sobre a adoção, conforme a Lei nº 8.069/90 – ECA, assinalar a alternativa CORRETA:

 

a) O adolescente X foi adotado por meio de procuração, o que é perfeitamente possível.

b) Platão tem 17 anos e, portanto, já pode adotar uma criança.

c) É possível a adoção por um adotante que tenha 15 anos a mais que a criança que será adotada.

d) Enquanto não der conta de sua administração e saldar o seu alcance, não pode o tutor ou o curador adotar o pupilo ou o curatelado.

 

 

20) Segundo a Lei nº 9.394/96 – LDB, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   )  A  União,  os  Estados,  o  Distrito  Federal  e  os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

(   ) Caberá ao Distrito Federal a coordenação da política nacional de educação.

 

a) C – C. b) E – E. c) E – C. d) C – E.

 

 

21) Segundo GOLBERT, em relação à aprendizagem da Matemática, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   ) Quando fundamentada em conceitos, é precisamente o tipo de aprendizagem que requer desequilíbrio, conflito, reflexão e resolução de problemas.

(   ) Sua aprendizagem, inclusive os cálculos, jamais deve ser oportunizada através de resoluções de problemas.

 

a) E – E. b) C – C. c) C – E. d) E – C.


22) De acordo com RANGEL, em relação à construção dos conceitos matemáticos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   )  A  Matemática  deve  priorizar  a  construção  dos conceitos matemáticos pela ação da criança, através de sua experimentação ativa, para posterior formalização desses conceitos através da linguagem dos sinais operatórios.

(  ) É necessário diferenciar os tipos de experiências possíveis e identificar aquela que oportuniza a construção do pensamento matemático, ou seja, diferenciar a experiência lógico-matemática da experiência física.

 

a) E – E. b) C – C. c) C – E. d) E – C.

 

 

23)  Segundo  PERRENOUD,  em  relação  às  práticas educativas e suas mudanças, analisar os itens abaixo:

 

I – Manifestam maior respeito pelo aluno, por sua lógica, seus ritmos, suas necessidades e seus direitos.

II  –  Direcionam-se  a  um  planejamento  didático  nada flexível e inegociável.

III – Consideram cada vez menos a reprovação escolar como uma fatalidade e evoluem no sentido do apoio pedagógico.

 

Estão CORRETOS.

 

a) Somente os itens II e III. b) Somente os itens I e II. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

 

 

24) A obra “Psicogênese da língua escrita”, que não apresenta  nenhum  método  pedagógico, mas  revela  os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais  de  ensino  da  leitura  e  da  escrita,  é  uma criação de:

 

a) Emília Ferreiro. b) Lev Vygotsky. c) Jean Piaget.

d) Marta Durante.

 

 

 

25)   De   acordo   com   DURANTE,   em   relação   ao desenvolvimento humano, analisar os itens abaixo:

 

I – A psicologia do desenvolvimento tende a estabelecer que os processos de desenvolvimento psicológico ocorram nas fases da infância e adolescência.

II  –  A fase adulta é compreendida como uma fase de estabilidade psicológica, com ausência de mudanças e um processo de decadência.

 

a) Somente o item I está correto. b) Os itens I e II estão corretos.

c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

 

 

26) Em relação à educação e à diversidade, entende-se que:

 

I – Toda criança com deficiência mental pode aprender.

II – Os pais devem ser envolvidos no processo de integração, visto que são os primeiros agentes de intervenção educacional.

III – A educação de uma criança deficiente mental não começa após seu nascimento.

 

Estão CORRETOS:

 

a) Somente os itens II e III. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens I e II. d) Todos os itens.

 

 

27) Segundo MACHADO, em relação ao comportamento infantil, analisar os itens abaixo:

 

I – A criança não será obediente através do exemplo do adulto e compreensão infantil, mas sim pelo medo ou ameaça impostos pelos adultos.

II – A desobediência é tida como algo indesejável, porém não é um elemento prejudicial à formação do caráter.

III – Assim como a restrição em excesso, a tolerância em excesso também é prejudicial, pois impede a criança de tomar consciência das limitações que a vida em sociedade lhe impõe.

 

Estão CORRETOS:

 

a) Somente os itens II e III. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens I e II. d) Todos os itens.


29)  Segundo Corsino in  Ensino Fundamental de  Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, o trabalho com os conhecimentos das ciências sociais, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deve:

 

a) Buscar a equalização das aprendizagens e a formação da mente do educando através da assimilação dos conteúdos da cultura clássica.

b) Propor o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas formas de se organizar, de resolver problemas e de viver em diferentes épocas e locais.

c) Adaptar o aluno à sociedade, promovendo a coesão social e a veiculação dos valores éticos necessários à convivência social.

d) Propor atividades em que as crianças possam entender a    sociedade      como       um       todo       orgânico, independentemente das diferenças sociais de cada indivíduo.

 

 

30) Segundo as considerações de Monteiro e Baptista na publicação A Criança de Seis Anos, a Linguagem Escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos, sobre os termos alfabetização e letramento, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(1) Alfabetização. (2) Letramento.

 

(   ) Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que capacitam o sujeito a exercer a arte e a ciência da escrita.

(   ) Implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para ampliar conhecimento, capacidade de  interpretar e  produzir diferentes tipos de texto.

(   ) Refere-se ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever.

 

a) 2 – 2 – 1. b) 1 – 1 – 2. c) 1 – 2 – 1. d) 2 – 1 – 2.

 

 

 

28) Estudar o próprio conhecimento, a permanência dos conteúdos, o estudo da condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar incertezas, o aprendizado da compreensão e a ética global são saberes imprescindíveis ao cidadão do século XXI. As ideias expressadas acima se referem a:

 

a) Paulo Freire.

b) Moacir Gadotti.

c) Jussara Hoffmann. d) Edgar Morin.

Detalhes

  • Status atual: Publicado

  • Nº do Edital: Prova Prof. Séries Iniciais

  • Data Concurso: 29/12/2014

  • Modalidade:

Histórico