Prova Prof. Séries Iniciais – Prova Professor Ensino Fundamental Séries Iniciais
Processo Seletivo
Simplificado
Código: 582
PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
Escreva seu nome e número de inscrição de forma legível nos locais indicados:
Nome do(a) Candidato(a) Nº de inscrição
Este caderno de questões está assim constituído:
DISCIPLINAS |
Nº QUESTÕES |
Português Informática Legislação/Didática |
10 05 15 |
Total de questões 30 |
INSTRUÇÕES:
- Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTAS e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.
- Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº da INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.
- O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido a caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão. Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.
- Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.
- Se o CARTÃO DE RESPOSTAS contiver maior número de alternativas e de questões, preencha apenas as correspondentes à sua prova; as demais ficam em branco.
- O tempo de duração da prova objetiva será de até 3 horas.
- Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal da sala, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado, o CADERNO DE QUESTÕES, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo no Município.
- A parte destacável no final desta capa, que serve para copiar as suas respostas, somente poderá ser destacada no ato da entrega do material na mesa do fiscal.
- Os candidatos interessados em interpor recurso terão acesso a prova padrão durante o período recursal, no site
- Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais até a coordenação para o lacre dos envelopes, sendo liberados quando concluído.
- Direitos autorais reservados à Objetiva Concursos Ltda. Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem autorização prévia.
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PORTUGUÊS
O país atravessa um momento difícil. Essa é a expressão que se usa desde tempos imemoriais. A situação tenta minimizar os estragos. A oposição procura agravá-los. Nada de novo na paisagem brasileira desde a chegada dos portugueses. Um vento do passado, porém, agita-me os cabelos grisalhos. Um passado tão recente e tão distante que se perde na largura de uma biografia escassa, minha. Por que me vem, nos finais de ano, essa saudade de chuvas, ventos, aragens, relâmpagos, temporais e de imagens que se acendem e apagam enquanto o pêndulo de um velho relógio oscila na parede de uma casa de madeira coberta com capim santa fé e debruçada margem de um pomar?
Pensei nisso enquanto olhava as árvores da Redenção. Vi uma árvore alta, curvada, parecendo tocar o céu. Era assim que eu via as árvores quando era criança. Mastros que se aproximavam do céu e abrigavam pássaros que tinham o privilégio de beijar as nuvens.
O olhar de criança é mágico. Eu achava que, subindo nas árvores mais altas, seria pássaro e, como eles, beijaria o céu.
Na época, eu não fazia diferença entre as nuvens e o céu.
Subi em muitas árvores. Senti-me pássaro tantas vezes. Ainda bem que não tentei voar.
Quando pensava nisso, minha avó, atenta e implacável, gritava:
– Vai cair daí, guri. Pensa que é passarinho!? Eu queria ser. Pensava que era.
http://www.correiodopovo.com.br/… – adaptado.
1) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
a) a – à b) à – a c) a – a d) à – à
2) Quanto ao texto, analisar os itens abaixo:
I – Caracteriza-se pelas memórias do autor que são apresentadas em grande parte do texto.
II – O autor busca resgatar situações de seu passado vivenciadas enquanto garoto.
III – Ao falar do presente, do momento difícil que o país atravessa, da oposição e da situação, são as memórias, as lembranças do autor que retornam e passam a ser apresentadas.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I. b) Somente o item II. c) Somente o item III. d) Todos os itens.
3) No período “Essa é a expressão que se usa desde tempos imemoriais.”, o termo sublinhado corresponde a, EXCETO:
a) Imemoráveis.
b) Rememoráveis. c) Imemoriáveis.
d) De que não se tem memória.
4) O termo sublinhado em “Um vento do passado, porém, agita-me os cabelos grisalhos.” indica ideia de:
a) Adição.
b) Explicação. c) Oposição. d) Conclusão.
5) A palavra “imemoriais” é formada pelo processo denominado:
a) Derivação prefixal. b) Derivação sufixal.
c) Composição por justaposição. d) Composição por aglutinação.
6) Quanto à concordância, analisar a sentença abaixo:
Em uma das mais prestigiosas universidades públicas dos Estados Unidos, a Universidade de Virgínia, pesquisadores da área de saúde mental dedicam-se há décadas a desafiar os céticos (1ª parte). O professor Stevenson e sua equipe avaliam casos de reencarnação da forma que consideram a mais acurada possível; fazem entrevistas, confrontam a versão narrada com documentações, comparam descrições com fatos que só familiares da pessoa morta poderiam saber (2ª parte).
A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Totalmente incorreta.
c) Correta somente em sua 1ª parte. d) Correta somente em sua 2ª parte.
7) Quanto à colocação pronominal, analisar os itens abaixo:
I – Por tudo isso, ele se tornou um dos maiores responsáveis por ajudar a deslocar o conceito de reencarnação do campo da fé e do misticismo para o campo da ciência.
II – Seus livros e textos em publicações científicas descrevem casos de crianças que se recordariam de vidas passadas e de pessoas com marcas de nascença que teriam sido originadas por cicatrizes de existências anteriores.
a) Os itens I e II estão incorretos. b) Os itens I e II estão corretos.
c) Somente o item I está correto. d) Somente o item II está correto.
9) Quanto à ortografia, analisar os itens abaixo: I – Orofacial; disfunção.
II – Gengiva; maxilar.
a) Somente o item I está correto. b) Somente o item II está correto. c) Os itens I e II estão corretos.
d) Os itens I e II estão incorretos.
10) Em relação à pontuação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Em várias universidades ao redor do mundo, os pesquisadores passaram a examinar também marcas de nascença – associadas a lembranças – como possíveis evidências de reencarnação.
( ) Segundo o levantamento feito com 210 crianças que alegavam ter lembranças de outras vidas, cerca de
35% apresentavam marcas de nascimento na pele.
( ) Um exemplo citado por ele é o de uma criança da antiga Birmânia que dizia se lembrar da vida de uma tia que morrera durante uma cirurgia para corrigir um problema cardíaco congênito.
a) C – E – C. b) E – C – E. c) E – E – E. d) C – C – C.
8) Quanto à regência, assinalar a alternativa
INCORRETA:
a) Passou também a relatar lembranças que remontavam à Segunda Guerra Mundial.
b) Em 49 casos, foi possível obter a um documento médico, geralmente um laudo de necropsia, das pessoas que as crianças haviam supostamente sido em outra encarnação.
c) Stevenson recorre a uma frase do escritor francês Stendhal para se referir a casos de memórias e de marcas.
d) Mas, ao contrário da maioria, não está relacionado a mortes violentas, confrontos ou traumas.
INFORMÁTICA
Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente.
15) Sobre o Internet Explorer 11, analisar a sentença abaixo:
É possível escolher o tipo e o tamanho da fonte, além das cores de primeiro plano e da tela de fundo usadas para exibir páginas da web (1ª parte). Não é possível escolher a cor a ser usada nos links das páginas (2ª parte).
A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Correta somente em sua 1ª parte. c) Correta somente em sua 2ª parte. d) Totalmente incorreta.
LEGISLAÇÃO/DIDÁTICA
11) No Painel de Controle do Windows Seven, há o item Firewall do Windows Seven. Por intermédio dele, é possível:
a) Configurar opções de segurança do firewall para proteger o computador contra hackers e programas mal-intencionados.
b) Definir configurações administrativas para o computador.
c) Gerenciar cartões de informações usados para fazer logon e registro em sites e serviços online.
d) Exibir e atualizar as configurações de hardware e o driver.
12) Quando uma mensagem expira no Outlook 2007, seu cabeçalho permanece visível, mas:
a) Tachado, e a mensagem ainda poderá ser aberta.
b) Tachado, e a mensagem não poderá mais ser aberta. c) Sublinhado, e a mensagem ainda poderá ser aberta.
d) Sublinhado, e a mensagem não poderá mais ser aberta.
Atenção! Em todas as questões de legislação desta prova, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste processo.
16) De acordo com a Constituição Federal, com relação aos direitos e às garantias fundamentais, analisar os itens abaixo:
I – A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País.
II – A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do “de cujus”.
a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.
13) No PowerPoint 2007, o botão tem como função:
a) Adicionar um slide à apresentação.
b) Criar ou editar uma apresentação com base em uma série de imagens.
c) Ocultar o slide atual da apresentação.
d) Adicionar uma ação ao objeto selecionado para especificar o que deve acontecer quando o usuário clicar nele ou passar o mouse sobre ele.
14) No Word 2007, o botão é utilizado para:
a) Colocar o texto selecionado em ordem alfabética ou classificar dados numéricos.
b) Inserir equações matemáticas.
c) Mostrar marcas de parágrafo e outros símbolos de formatação ocultos.
d) Inserir símbolos que não constam no teclado.
17) De acordo com a Lei Orgânica Municipal, é
CORRETO afirmar que:
a) Não cabe ao Prefeito Municipal a administração dos bens municipais, respeitada a competência da Câmara quanto àqueles utilizados em seus serviços.
b) Todos os bens municipais poderão ser cadastrados, com a identificação respectiva, numerando-se os móveis segundo o que for estabelecido em regulamento, os quais ficarão sob a responsabilidade do Secretário e cargo equivalente na hierarquia administrativa ou a quem forem atribuídos.
c) O uso de bens municipais, por terceiros, somente poderá ser feito mediante concessão ou permissão, mediante prévia justificação do interesse público, autorização legislativa e licitação, nos termos da lei federal.
d) É de responsabilidade do Município, somente mediante delegação para prestar serviços públicos, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, bem como realizar obras públicas, podendo contratá-las com particulares mediante processo licitatório.
18) Em conformidade com a Lei Complementar Municipal nº 0043/12, prescindirá de processo seletivo público, devendo ser justificada expressamente a contratação:
I – Para atender as situações de emergência ambiental, emergência de saúde pública ou de calamidade pública.
II – Quando restar frustrada a seleção realizada anteriormente por ausência de interessado ou aprovado, devendo ser realizado novo processo seletivo público, no prazo máximo de um ano depois da última seleção.
a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.
19) Sobre a adoção, conforme a Lei nº 8.069/90 – ECA, assinalar a alternativa CORRETA:
a) O adolescente X foi adotado por meio de procuração, o que é perfeitamente possível.
b) Platão tem 17 anos e, portanto, já pode adotar uma criança.
c) É possível a adoção por um adotante que tenha 15 anos a mais que a criança que será adotada.
d) Enquanto não der conta de sua administração e saldar o seu alcance, não pode o tutor ou o curador adotar o pupilo ou o curatelado.
20) Segundo a Lei nº 9.394/96 – LDB, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
( ) Caberá ao Distrito Federal a coordenação da política nacional de educação.
a) C – C. b) E – E. c) E – C. d) C – E.
21) Segundo GOLBERT, em relação à aprendizagem da Matemática, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Quando fundamentada em conceitos, é precisamente o tipo de aprendizagem que requer desequilíbrio, conflito, reflexão e resolução de problemas.
( ) Sua aprendizagem, inclusive os cálculos, jamais deve ser oportunizada através de resoluções de problemas.
a) E – E. b) C – C. c) C – E. d) E – C.
22) De acordo com RANGEL, em relação à construção dos conceitos matemáticos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A Matemática deve priorizar a construção dos conceitos matemáticos pela ação da criança, através de sua experimentação ativa, para posterior formalização desses conceitos através da linguagem dos sinais operatórios.
( ) É necessário diferenciar os tipos de experiências possíveis e identificar aquela que oportuniza a construção do pensamento matemático, ou seja, diferenciar a experiência lógico-matemática da experiência física.
a) E – E. b) C – C. c) C – E. d) E – C.
23) Segundo PERRENOUD, em relação às práticas educativas e suas mudanças, analisar os itens abaixo:
I – Manifestam maior respeito pelo aluno, por sua lógica, seus ritmos, suas necessidades e seus direitos.
II – Direcionam-se a um planejamento didático nada flexível e inegociável.
III – Consideram cada vez menos a reprovação escolar como uma fatalidade e evoluem no sentido do apoio pedagógico.
Estão CORRETOS.
a) Somente os itens II e III. b) Somente os itens I e II. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.
24) A obra “Psicogênese da língua escrita”, que não apresenta nenhum método pedagógico, mas revela os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita, é uma criação de:
a) Emília Ferreiro. b) Lev Vygotsky. c) Jean Piaget.
d) Marta Durante.
25) De acordo com DURANTE, em relação ao desenvolvimento humano, analisar os itens abaixo:
I – A psicologia do desenvolvimento tende a estabelecer que os processos de desenvolvimento psicológico ocorram nas fases da infância e adolescência.
II – A fase adulta é compreendida como uma fase de estabilidade psicológica, com ausência de mudanças e um processo de decadência.
a) Somente o item I está correto. b) Os itens I e II estão corretos.
c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.
26) Em relação à educação e à diversidade, entende-se que:
I – Toda criança com deficiência mental pode aprender.
II – Os pais devem ser envolvidos no processo de integração, visto que são os primeiros agentes de intervenção educacional.
III – A educação de uma criança deficiente mental não começa após seu nascimento.
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens II e III. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens I e II. d) Todos os itens.
27) Segundo MACHADO, em relação ao comportamento infantil, analisar os itens abaixo:
I – A criança não será obediente através do exemplo do adulto e compreensão infantil, mas sim pelo medo ou ameaça impostos pelos adultos.
II – A desobediência é tida como algo indesejável, porém não é um elemento prejudicial à formação do caráter.
III – Assim como a restrição em excesso, a tolerância em excesso também é prejudicial, pois impede a criança de tomar consciência das limitações que a vida em sociedade lhe impõe.
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens II e III. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens I e II. d) Todos os itens.
29) Segundo Corsino in Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, o trabalho com os conhecimentos das ciências sociais, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deve:
a) Buscar a equalização das aprendizagens e a formação da mente do educando através da assimilação dos conteúdos da cultura clássica.
b) Propor o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas formas de se organizar, de resolver problemas e de viver em diferentes épocas e locais.
c) Adaptar o aluno à sociedade, promovendo a coesão social e a veiculação dos valores éticos necessários à convivência social.
d) Propor atividades em que as crianças possam entender a sociedade como um todo orgânico, independentemente das diferenças sociais de cada indivíduo.
30) Segundo as considerações de Monteiro e Baptista na publicação A Criança de Seis Anos, a Linguagem Escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos, sobre os termos alfabetização e letramento, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Alfabetização. (2) Letramento.
( ) Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que capacitam o sujeito a exercer a arte e a ciência da escrita.
( ) Implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto.
( ) Refere-se ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever.
a) 2 – 2 – 1. b) 1 – 1 – 2. c) 1 – 2 – 1. d) 2 – 1 – 2.
28) Estudar o próprio conhecimento, a permanência dos conteúdos, o estudo da condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar incertezas, o aprendizado da compreensão e a ética global são saberes imprescindíveis ao cidadão do século XXI. As ideias expressadas acima se referem a:
a) Paulo Freire.
b) Moacir Gadotti.
c) Jussara Hoffmann. d) Edgar Morin.
Detalhes
Status atual: Publicado
Nº do Edital: Prova Prof. Séries Iniciais
Data Concurso: 29/12/2014
Modalidade:
Histórico