Secretaria de saúde lembra a população sobre a vacina da febre amarela.

No último final de semana a vigilância epidemiológica e a secretaria de saúde do município foram acionados para realizar a coleta de amostras de uma espécie de macaco, encontrados mortos para a realização de exames, em decorrência de suspeita da Febre Amarela.

 A febre amarela ocorre, principalmente, por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (também vetor do dengue), principal transmissor da febre amarela urbana.

De acordo com a enfermeira Cátia Passe, em alguns dias através da vigilância epidemiológica receberemos os resultados, dessa forma lembramos a população que os animais não são os transmissores da doença, pois os mesmos são infectados assim como os seres humanos pelo mosquito transmissor e salientou “É importante quando encontrar um animal morto comunicar a vigilância epidemiológica do município”.

O secretário de saúde Gustavo Valgoi, reforça a população que a vacina contra febre amarela está disponível para toda população na unidade básica de saúde do bairro Esperança e destacou “ A vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses de vida até adultos de 59 anos. Lembramos que a imunização é uma das melhores armas contra o vírus da febre amarela, juntando com isso as boas práticas para evitar a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti ou o Haemagogus.

A vacinação está disponível na UBS do bairro Esperança com horário das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.