Secretaria municipal de saúde retoma grupos psicoterapêuticos atendendo também o interior.
A secretaria municipal de saúde volta a atender os grupos psicoterapêuticos voltados para os adolescentes de 12 a 17 anos. A novidade é o início de desenvolvimento agora também no Distrito da Vila Milani, no perímetro urbano a atividade já vinha sendo desenvolvida. Além disso teve início também um grupo infantil para crianças de 05 a 10 anos, no qual abrange cerca de 42 integrantes em acompanhamento grupal.
Os grupos psicoterapêuticos são uma estratégia de aperfeiçoamento ao acompanhamento e atendimentos individuais já ofertados, de modo que essas faixas etárias têm muito a contribuir em sentidos de compartilhamento de experiências, fortalecimento de identidades, aperfeiçoamento de habilidades e competências importantes às suas etapas de desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico, emocional e social.
A psicóloga Sabrina Forosteski, destacou “Através do grupo, objetivos psicoterapêuticos são trabalhados, escutas empáticas e comunicações acolhedoras são manifestadas, favorecendo processos de identificação e contribuindo para a evolução no processo individual de cada integrante, através das ressignificações coletivas geradas”.
Já Secretária de Saúde, Sheila Grosbelli, salientou que “Este recurso vêm a contribuir significativamente com a promoção e prevenção de agravos em saúde nestes ciclos de desenvolvimento tão importantes em serem acompanhados, repercutindo positivamente aos integrantes, às suas famílias e ao nosso município, pois amplia os serviços já ofertados, revalorizando integralmente o verdadeiro significado de saúde, não como somente ausência de doenças, mas em fomentar o sentido do bem-estar físico, mental e social”.