Mais de 390 pessoas foram atendidas no período de chuvas em São Domingos

Município decretou situação de emergência devido a inundação

Entre os dias 10 e 11 de outubro uma forte chuva atingiu São Domingos, ocasionando diversos pontos de alagamento. Rios subiram interditando pontes, casas foram invadidas, estradas do interior ficaram bloqueadas, pontes do interior também foram levadas pela correnteza. Um cenário triste de uma enchente que, segundo relatos, foi uma das maiores da história, devido ao grande volume de chuva em um curto período de tempo. Segundo dados da Defesa Civil, foram registrados 174,2 mm de precipitação em 24 horas na terça-feira (11).

Devido a quantidade e chuva as quatro pontes que interligam os dois lados da cidade precisaram ser interditadas, o acesso ao Distrito do Maratá também foi bloqueado. O transporte de universitários foi suspenso devido ao volume de chuvas e as condições da rodovia.

Entre os bairros afetados estão o São Cristóvão, Ari Bortoli, e o bairro Esperança em que o Loteamento Vida Nova, teve maior registro de casas invadidas pela água, totalizando 152 casas afetadas e 394 pessoas atendidas.

Administração Municipal desde o primeiro horário de segunda-feira, esteve nas ruas acompanhando o volume de chuvas e as condições que poderiam ocasionar risco as pessoas. Com a constante chuva, abrigos foram abertos no Salão Paroquial da Igreja Matriz, e no CEIM Criança Feliz, este que chegou a receber cerca de 60 pessoas na noite de terça-feira. No espaço também foram oferecidas as refeições do dia, para as pessoas desalojadas.

Município recebeu uma força tarefa do Corpo de Bombeiros que auxiliou no transporte com barco dos moradores que precisavam retornar as suas casas e estavam do outro lado da cidade e também na retirada de moradores das casas que já não possuíam acesso devido ao avanço da água.

A Unidade de Saúde do bairro Ari Bortoli, ficou aberta em regime emergencial e durante os dias 11 e 12 realizou mais de 50 atendimentos entre consultas médicas, odontológicas, enfermagem e dispensa de medicamentos. Uma pessoa também passou a noite em observação. Na UBS.

Na quarta-feira (12), a chuva sessou e um mutirão foi organizado para auxiliar na limpeza das casas e das ruas do município. Administração empenhou máquinas, servidores e voluntários se juntaram no auxílio às famílias.

Campanha de arrecadação de roupas de cama, colchão, travesseiros, coberta, itens de limpeza foi organizada pelo município e os donativos recebidos foram separados e entregues pela Assistência Social, às famílias necessitadas. Grupos de serviços também lançaram campanhas de arrecadação para auxiliar às vítimas.

O trabalho da Administração, em conjunto com a Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, foi constante durante o dia e noite, para que todos fossem atendidos, diminuindo assim os danos e evitando perdas humanas.

“Não medimos esforços para atender as pessoas nesse momento tão difícil. Nossa prioridade no primeiro momento foi o atendimento a vida, para garantir a segurança dos moradores para que nenhuma vida fosse perdida.  Agora, num segundo momento, estamos trabalhando para mitigar os prejuízos, máquinas e equipes foram empenhadas para dar suporte as famílias. Em reunião com a Defesa Civil, garantimos os Kits que serão distribuídos e o município também irá auxiliar conforme o possível, com recursos próprios. São momentos difíceis, mas que com a união e trabalho, vamos superando”.

Na quinta-feira (13), equipes da Administração realizaram um levantamento casa a casa, para apontamento das necessidades prioritárias das famílias afetadas e equipes da secretaria de Obras e Agricultura estão empenhadas no atendimento ao interior do município. Prefeito Márcio Grosbelli se reuniu com a equipe da Defesa Civil Regional e secretarias para atualização dos dados e encaminhamento de ações para atendimento às famílias, que receberão KIT da Defesa Civil, contendo alimentos, itens de higiene pessoal, de dormitório, limpeza e colchão, distribuídos conforme as necessidades de cada casa.