São Domingos promoveu ciclo de palestra sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A administração municipal de São Domingos, através da secretaria de assistência social, juntamente com o conselho municipal de direitos das crianças e adolescentes (CMDCA), promoveu nesta quinta-feira (02), um ciclo de palestras sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O palestrante e mágico, Mauro Dias, apresentou a palestra “Faça Bonito – Por uma juventude sem violência”, para aproximadamente 820 crianças, adolescentes, pais e responsáveis, do 4ª ao 9º ano do ensino fundamental, das escolas municipais e estaduais, da cidade e do interior. O objetivo do evento foi conscientizar os jovens a respeito dos tipos de violência, principalmente do abuso e da exploração sexual, e da importância da denúncia, para quebrar o ciclo.
A presidente do CMDCA, Cristiane Ansolin, destacou que garantir os direitos das crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade. “A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fato e está presente em muitos lares brasileiros, nove em cada dez casos de abuso, a criança ou adolescente é violentada por alguém que conhece, alguém de sua confiança, alguém que deveria protegê-lo, por isso fazer a denúncia fica ainda mais difícil. Pensando nisso, a administração municipal e o CMDCA, promoveu este ciclo de palestras para conscientizar crianças, jovens, pais e a comunidade, quanto a importância da denúncia e para que saibam que podem procurar ajuda sempre que for necessário”, salienta.
Cristiane ainda afirma que o trabalho desenvolvido pela rede de proteção é permanente. “O dia 18 de maio, é um dia de luta, contudo, nossos esforços são permanentes. Já foram desenvolvidas diversas atividades, com as crianças, os jovens e suas famílias e com a rede de atendimento, para que todos saibam como agir quando vivenciarem uma situação de abuso ou exploração sexual e como proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, dando a eles a oportunidade de um presente e um futuro mais saudável ” comenta.